segunda-feira, 15 de março de 2010

Divagações: I. Dia útil; II. Raça?; III. Por agora não

I. Dia útil 
Quantos são os dias em que mais nada fazemos do que desenhar dúvidas na nossa cabeça: o que andamos aqui a fazer? O que hei-de fazer? Qual o sentido da minha vida? E quantas mais! Depois há outros dias em que fazemos tudo, em que nos sentimos alguém, onde um pequeno gesto preenche uma colecção de dias de nulidade exestencial. Pois é, bastou inscrever-me na base de dados de dadores da medula óssea para me sentir mais alguém. Agora a única questão que coloco é porque não o fiz antes.

II. Raça? 
Mas alguém ainda coloca a questão: "existem raças?"? Perante dados científicos, perante evidências culturais, perante a razão humana, não podem existir raças. E não existem. Isto é aquilo que é, aquilo que para mim sempre foi e aquilo que aprendi. Mas e a aplicação da "raça"? Essa ainda existe? Está por todo o lado... não só nos indivíduos caracteristicamente racistas como no próprio sistema de saúde. Para a dita inscrição na referida base de dados tive que preencher um questionário onde um dos parâmetros era "Etnia", ou seja, uma raça mascarada. Com a esperança de que aquilo não fosse o que estava a pensar perguntei o que deveria responder, a resposta obtida foi "caucasiana ou branca". Mais comentários não teço, que cada um sentirá com a situação o que tiver de sentir.

III. Por agora não 
Este recente blog começou com poesia, está infectado de poesia... Afinal é o meu blog e eu sou uma crente praticante da poesia. Contudo, nos próximos tempos não vai haver por aqui mais pseudo-poesia, salvo se esta for antiga ou de outro alguém. Depois talvez explique.

3 comentários:

  1. Pois não poderia estar mais de acordo com o 2º ponto e não fossemos nós antropologas... Fiquei chocada quando vi aquilo. Ao 1º ponto eu respondo, não foste mais cedo porque não tinhas ninguem que te "desafia-se" tal como eu fiz. E tu a tirar sangue e quem is desmaiando era eu..xD
    E agora tenho o braço neste belo estado e tu não nadinha..

    Ah adorei a tua cara quando disse que já tinha metido para a veia.

    A nossa opinião sobre factos da actualidade tambem é importante..

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Um pequeno gesto como esse faz toda a diferença, tanto para os outros como para ti própria. Ás vezes só falta mesmo um pequeno empurrão, pode ser que eu seja a próxima a inscrever-me...

    ResponderExcluir
  3. Se precisares de apoio vou contigo! xD

    ResponderExcluir